Página inicial / Notícias / Tecidos para Sofá: Aprenda como dar ao móvel o destaque que ele merece

29/08/2019

Tecidos para Sofá: Aprenda como dar ao móvel o destaque que ele merece

Tecidos para Sofá: Aprenda como dar ao móvel o destaque que ele merece

Se tem um móvel que pode ser considerado rei, não apenas da sala, mas em qualquer ambiente que ele esteja, com certeza é o sofá.

Independente do estilo, seja vintage, minimalista, rústico, industrial, moderno ou contemporâneo, ele é um móvel único e nesse aspecto a estampa para o sofá é parte importante do processo.

Móvel preferido e o “queridinho” de dez entre dez pessoas para relaxar, depois de um dia estressante de trabalho, o sofá é multifuncional e também faz parte da decoração, por isso é tão importante fazer a escolha certa do tecido para o sofá.

Entre os fatores que devem ser considerados na hora de eleger o sofá ideal está:

- Modelo;
- Estilo;
- Função;
- E claro, cor e estampa. 

Muita coisa para se atentar? Calma!

Estamos aqui para te ajudar. E depois de ler este conteúdo, garantimos que não terá mais dúvidas sobre como dar ao sofá a importância que ele merece!

Antes de escolher a estampa para sofá, ou sua cor, defina o tecido!

Se você tem mais de 30 anos, pense rápido e responda: Qual a lembrança que tem do sofá de sua infância? Pode ser da sua casa, de uma avó, tia, ou vizinha.

Muito provavelmente o que veio à sua mente foi algo bem tradicional, que não deve ter fugido muito das cores bege, marrom, ou verde-militar, com pouca ou nenhuma estampa para sofá.

Realmente, antigamente as opções eram mais limitadas e a maioria das pessoas nem fazia questão de fugir disto, salvo algumas exceções, que optavam por algo mais pretensioso como um sofá vermelho de veludo, ou um modelo romântico em jacquard com estampas floridas.

Apesar disto, nos últimos tempos, a mudança de comportamento do consumidor, que de uma maneira geral passou a demonstrar uma maior personalidade em suas escolhas, também alterou a função do sofá, que definitivamente ganhou papel de destaque, especialmente como item de decoração.

Sendo assim, as estampas para sofá ficaram mais estilosas, sofisticadas e autênticas. Novos tecidos, diversidade de cores, composições e formatos diferenciados abriram uma vasta gama de possibilidades.

Aos poucos, os sofás monocromáticos foram abrindo espaço para os sofás coloridos, estampados e finalmente o móvel ocupou seu lugar no mundo e mostrou a que veio.

Na sala de estar, no quarto, ou em uma recepção dando as boas-vindas às pessoas, servindo de local de descanso, ou objeto decorativo, ele é protagonista, tem seu charme e como tal é uma peça única.

Entre os fatores que impulsionam toda esta importância está o tipo de tecido, parte fundamental para tornar o sofá tão relevante. 

Basicamente os mais vendidos são:

- Sarja e Suede (indicados para quem gosta de conforto);
Jacquard (indicado para quem tem animais e crianças, por ser um tecido parecido com a lona e consequentemente de fácil limpeza);
Linho (indicado para ambientes mais quentes);
Veludo (indicado para ambientes mais frios);

Além dos sintéticos como o 100%PES (indicados para quem tem animais e crianças em casa, por ser de fácil limpeza).

Então, agora que você já conhece um pouco sobre os tecidos mais usados na confecção de um sofá, chegou a hora de se aprofundar mais na questão das estampas para sofá e suas cores.

10 coisas que você precisa definir antes de escolher seu sofá

Definitivamente escolher as estampas para sofá, ou a cor predominante dele, que normalmente é o maior móvel do ambiente, não é das tarefas mais fáceis, especialmente porque ele se destaca naturalmente. Sendo assim, precisa ser harmônico, agradável aos olhos e, ao mesmo tempo, demonstrar a personalidade de seu dono.

Para ajudá-los nessa missão, fizemos uma lista com 10 perguntas, cujas respostas serão a luz que faltava para iluminar o caminho de suas escolhas. Questione-se:

1 - Onde o sofá será colocado?

2 - Qual é o seu estilo?

3 - Qual será a função do móvel? (Descanso, decorativo, uso, entre outros)

4 - Qual é o tamanho do sofá?

5 - Qual o formato?

6 - Como é o clima/tempo do local onde o sofá ficará?

7 - Animais de estimação terão contato com o móvel?

8 - Crianças também farão uso do móvel?

9 - Você busca um móvel de longa durabilidade?

10 - Você gosta de estampa para sofá e cores mais chamativas, ou prefere as mais discretas?

Depois de responder todas as questões listadas acima, certamente estará melhor preparado para eleger de maneira assertiva o tipo de sofá que mais combina com seu lifestyle, ou seja, seu estilo de vida.

Ainda não entendeu como essas perguntas podem ajudar? Então, explicamos!

1- Quando você já sabe qual é o estilo do ambiente que o móvel habitará, fica mais fácil saber o que não combina. Exemplo: um móvel confeccionado com um tecido extremamente clássico, muito provavelmente não cairá bem em um ambiente rústico.

2 - De nada adianta escolher uma cor ou estampa para sofá que não combina com seu estilo, porque seguramente você se cansará dela mais rápido do que pisca os olhos. Lembre-se: Seu sofá expressará um pouco de sua personalidade, portanto, é preciso ter autoconhecimento para saber qual estilo te agrada mais e claro, o que combina com você! 

3 - Saber qual será a função do móvel, talvez seja uma das coisas mais importantes, entre todas as outras listadas até aqui, até mais do que a estampa para sofá. Se o móvel for para descanso, o ideal é que ele seja confeccionado com um tecido confortável e que não suje muito, já se ele for decorativo, quanto mais bonito melhor e neste caso, entra o diferencial do tecido, que pode até ter brilho e textura.

4 - O tamanho do móvel também influenciará na cor e estampa para sofá, afinal, não é muito aconselhável uma estampa ousadíssima, ou uma cor super berrante para um móvel de grande estrutura, a não ser é claro, que ele tenha exatamente a função de “causar” um espanto visual.

5 - O formato também determina cores e estampas. Tradicional, em L, retrátil, chaise, sofá-cama, ou redondo é importante saber o modelo, para conseguir conquistar a melhor harmonização possível.

6 - Não é aconselhável escolher um veludo, por exemplo, em ambientes cuja temperatura seja muito alta, pois, obviamente esquentará demais, assim como tecidos mais frios, em ambientes que peçam um pouco mais de aconchego, também não combinam. Para quem se preocupa com a temperatura, o linho é o tecido ideal, pois, ele se adapta.

7 - Pessoas que tenham animais de estimação precisam de sofás com tecidos que não acumulem pêlos e que seja de fácil limpeza, como os confeccionados em tecidos sintéticos.

8 - Praticamente o mesmo vale para móveis compartilhados com crianças, pois, elas podem subir com os pés sujos, ou mesmo derrubar algo, portanto, o tecido precisa ser resistente e de fácil limpeza.

9 - Se a sua ideia é um sofá que possa durar a vida toda, talvez o ideal para você seja optar por estampas monocromáticas, com tecidos tradicionais e cores clássicas, pois, desta forma, muito provavelmente você conseguirá um móvel atemporal.  Nesse caso sua ousadia pode ficar nos tecidos das almofadas, cortinas, ou outros objetivos de decoração.

10 -  Se você é do tipo que ama estampas, sem medo de ser feliz, se joga nas formas geométricas, florais, temas da natureza ou referências africanas. Em contrapartida, se você não gosta de cores chamativas e prima pela discrição, melhor evitar cores e estampas, uma vez que o estilo minimalista combina mais com você.

Em resumo, estampas e cores para sofá, podem mudar a decoração de um ambiente inteiro, portanto, escolha o que mais combina com quem você é, com sua personalidade e necessidade.

A Tapeçaria Americana é referência no segmento atacadista de tecidos para decoração e oferece produtos exclusivos, modernos, com excelente custo benefício, em diversas cores, texturas e estampas. Procure um revendedor e confira nossos Books de Tecidos. Com certeza teremos uma opção ideal para você! 

 

 

019 2108.0888

Rua Paschoal Ardito, 2520 - Vila Belvedere - Americana, SP

Acompanhe-nos pelo Facebook

Tapeçaria Americana Decor - 2015.